segunda-feira, 17 de março de 2014

Phlox - vale a pena insistir


Quem já tentou semear phlox em lugares quentes (eu semeei em Ribeirão Preto, SP e em Brasilia!) conhece bem a frustração e a dificuldade  de se conseguir cultivar uma flor que tem fama de ser de "fácil cultivo". 
O problema já começa com o estado das sementes quando são compradas, pois além de estarem sempre quase vencendo, são armazenadas em locais impróprios pelos revendedores. O resultado disto é um baixíssimo rendimento logo na semeadura; pode acontecer de brotarem apenas 2 ou 3 plantinhas a cada 100 sementes, ou mesmo nenhuma. O tempo de germinação seria de 7 a 21 dias, mas é melhor colocar a paciência em prática, pois brotam só na terceira semana mesmo. Ao brotarem, são extremamente frágeis e qualquer pingo mais grosso de água nas duas primeiras semanas acaba por inviabilizar a recém-nascida; é melhor borrifar generosamente a água em vez de regar com regador. Passada esta primeira fase cheia de sensibilidade, a manutenção passa a ser tranquila, e a floração é abundante e oferece boas surpresas a cada manhã. Tive melhor resultado semeando diretamente no vaso com uma mistura de terra vegetal, terra vermelha, areia grossa e torta de mamona curtida do que em substrato nas sementeiras. Observei também que ela adora NPK 10-10-10 a cada duas semanas. 
Então, se você também vive em local quente demais e adora phlox como eu, arme-se de vários saquinhos de sementes, bastante paciência e não desista!


NOME CIENTÍFICO: Phlox drummondii.
NOME POPULAR: Flox, flocos, chamas, chitinha.
FAMÍLIA: Polemoniaceae.
CICLO DE VIDA: Anual.
ORIGEM: Estados Unidos.
PORTE: Até 40 cm. de altura.
FOLHAS: De cor verde-clara, no formato de lanças.
FLORES: Despontam no final do inverno e se estendem até o verão. Elas podem ser simples ou dobradas, de pétalas lisas ou franjadas, largas ou estreitas. Formam pequenos buquês, nas cores: vermelhas, rosas, azuis, roxas, brancas e mescladas.
LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Não tolera encharcamanto, promover regas regulares, mantendo o solo sempre úmido.
CLIMA: Não aprecia temperaturas muito altas, mas é tolerante ao frio.
CULTIVO: Em solo areno-argiloso, ricos em matéria orgânica. Prefere lugares bem abertos e germina entre 7 a 21 dias. A temperatura ideal para germinar é de 15º a 20º.
Pode ser semeada diretamente no local definitivo, ou utilizar sementeira e transplantar quando a muda atingir 6cm de altura, deixe mais ou menos 12 cm de distância entre as plantas.
FERTILIZAÇÃO: 100 gramas de NPK (5-20-20) e ½ kg de adubo orgânico por metro quadrado.
UTILIZAÇÃO: Bordaduras e vasos.
PROPAGAÇÃO: Por sementes.


6 comentários:

  1. Moro em Recife e estou cultivando a Phlox Twinkles que é estrelada. As sementes germinam com apenas 5 dias e em uma semana já estão com uns 4 cm. Estou ansiosa pra ver se vai realmente pegar.

    ResponderExcluir
  2. moro em Natal rn acabei de comprar mudas ja cheia de flor sao lindas

    ResponderExcluir
  3. Moro em São Paulo e plantei no início de novembro passado e hoje estão florindo muito, mesmo sendo verão. Valeu tão a pena que plantei mais, são muito lindas e cada mudinha é uma surpresa em cores, formatos e estampas.

    ResponderExcluir
  4. Vou comprar mais saquinhos de sementes então, pq comprei um só e estava empolgada achando q ia brotar fácil.

    ResponderExcluir
  5. Hoje, depois de mais de um ano, vi que recebi essas sementes de uma colega por correio. Estou muito frustrado porque acho que já estão antigas demais, ainda que bem guardadas.mesmo assim vou semear.

    Aproveito e convido vocês para fazer parte do nosso grupo de Mudas e Sementes onde trocamos e doamos sementes de várias espécies nativas e exóticas:

    https://m.facebook.com/groups/422967081396608

    ResponderExcluir
  6. Gastei já um pacotinho de sementes e nenhuma brotou, elas se desmancharam, vou continuar tentando.
    Sou do RJ

    ResponderExcluir