quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vigna Caracalla



Vigna Caracalla


Nome científico: Vigna Caracalla
Nome comum: Caracolillo, vinha do caracol, Caracol real, Caramujo real, Caracolillos, flor de caracol, caracol judeu.
Família: Fabaceae.
Origem: América Central à América do Sul.


A Vigna Caracalla é uma trepadeira tropical, muito sensível ao frio, e gosta de sol ou sombra parcial. Pede regas regulares, mas sem encharcar. Suas belíssimas flores são em tons de lavanda, amarelo creme, rosa, lilás e branco em formato extremamente exótico, como conchas. Apresenta folhas trifolioladas sem gavinhas e as suas flores são o mais característico e original.
É uma notável, rara e exótica trepadeira com flores perfumadas, perfeita para treliças e também muito bem cultivadas em vasos com apoio para subir e formar uma bela escultura de jardim.
A originalidade e a beleza ímpar de suas flores trazem um colorido único e espalham seu suave aroma por todo jardim.
Sua multiplicação é feita por sementes e exige uma manobra especial, porém, infalível: Com um alicate de cutícula, dê um minúsculo corte bem próximo ao olhinho da semente. Coloque-a em um filtro para café, encharque bem, feche em um plástico transparente, e deixe ao sol, até que dobre de tamanho e se perceba uma ponta de raiz brotando. Plante-a, então, em local quente. Demora bastante para brotar, de 4 semanas a 4 meses.



Sementes de Vigna Caracalla





As primeiras folhas da Vigna Caracalla





Flor da Vigna Caracalla


THOMAS JEFFERSON A CULTIVOU EM MONTICELLO COMO UMA DE SUAS FAVORITAS, ONDE DIZIA ELE SER UMA DAS MAIS BELAS VINHAS E MAIS SABOROSAS, SIM SABOROSAS, POIS ALÉM DE SUAS MARAVILHOSAS FLORES, ELA PRODUZ VAGENS COMESTÍVEIS E SABOROSÍSSIMAS.



Sua flores são intrigantes e exibem uma mistura sublime de cores.



3 comentários:

  1. Germina em dois dias, previamente escarificada e deixada na água por 24 horas. Assim que germinar se tira da agua e colaca com o broto da raiz para baixo no substrato, não coloque no sol, deixe a sombra com bastante claridade.

    ResponderExcluir
  2. realmente linda, até comprei sementes pela internet, mas nunca brotou, poderia me dizer onde poderia comprar a muda ou semente (pela net) que realmente nasce? obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bom dia 🥰 vc tem sementes para vender da Vigna caracalla?
    Obrigada

    ResponderExcluir