quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ipomoea rubra


A cor da ipoméia rubra (Ipomoea horsfalliae) é exatamente esta da foto, luminosa assim. Os botões fechados desta trepadeira são tão lindos, que parecem irreais. Esta é a espécie mais incrível da família de ipoméias, e é conhecida como trepadeira cardeal.

Nome Científico: Ipomoea horsfalliae
Nome Popular: Ipoméia-rubra, Trepadeira-cardeal
Família: Convolvulaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índias Orientais
Ciclo de Vida: Perene

     A ipoméia-rubra é uma trepadeira semi-lenhosa e volúvel, de crescimento moderado, com folhas perenes, palmadas, com cinco a sete folíolos verde-escuros e brilhantes. Os botões florais se assemelham a pequenos frutos. As flores são grandes, em forma de funil e de textura cerosa. Na forma típica são de cor vermelho-bordô, mas ocorrem variedades de flores brancas-rosadas, roxas e rosas-arroxeadas, mais raras em cultivo. Elas têm estames longos com anteras de cor creme. As flores da ipoméia-rubra são muito atrativas para os beija-flores, abelhas e borboletas.

     É uma trepadeira tropical vigorosa, própria para revestir grades, treliças, cercas ou pérgolas. Apesar de delicada no seu primeiro ano, após seu pleno estabelecimento, ela se torna bastante resistente. A floração se estende da primavera ao outono.

     Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. A ipoméia-rubra é bastante rústica e de baixa manutenção. As podas devem ser realizadas após o florescimento, para controlar o crescimento e estimular a próxima floração. Tolera podas drásticas. Multiplica-se por estaquia ou alporquia dos ramos e por sementes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário