quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estefanote







Estefanote






Nome Científico: Stephanotis floribunda
Sinonímia: Ceropegia stephanotis
Nome Popular: Jasmim-de-madagascar, flor-de-noiva, estefanote, flor-de-cera
Família: Asclepiadaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Madagascar
Ciclo de Vida: Perene


     O Jasmim-de-madagascar é uma bela trepadeira, com ramagem ramificada, de seiva leitosa e folhas verdes, coriáceas, espessas, brilhantes. As flores surgem na primavera e verão, são axilares e compostas por numerosas flores cerosas, de coloração branca ou creme, muito perfumadas, formando lindos ramalhetes. Estas flores delicadas eram muito usadas em buquês de noiva.
   É uma trepadeira exigente, mas recompensa os cuidados com intensas florações de aroma delicioso. Ela aprecia muita luz, mas é sensível ao sol direto e gosta de proteção, principalmente nas horas mais quentes do dia. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras, e é muito sensível a umidade em excesso, que provoca o apodrecimento de suas raízes.
     Deve ser cultivada em meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Não tolera geadas ou frio excessivo, no entanto, precisa passar por um descanso vegetativo, com frio ameno e poucas regas, para dar numerosas flores na primavera. Aprecia adubações mensais e podas de rejuvenescimento ao final do inverno. Multiplica-se por sementes e por estaquia dos ramos após a floração.

Foto Iara Restini




Nenhum comentário:

Postar um comentário