terça-feira, 15 de maio de 2012

Dama da Noite (Epiphyllum oxypetalum)



Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Cactaceae
Género: Epiphyllum
Espécie: Epiphyllum oxypetalum

A verdadeira Dama da Noite (Epiphyllum oxypetalum) é originária do Sri Lanka. Suas grandes flores (20 a 25cm) se abrem ao anoitecer, geralmente sob lua cheia, e caem no dia seguinte. Seu perfume maravilhoso e vigoroso toma conta do jardim, e suas petálas e sépalas fortes e robustas são muito exuberantes.

Trata-se de uma cactácea de grande porte, podendo atingir de 2,0 a 6,0m de altura, e necessitando de pouca água e substrato bem arenoso para as raízes respirarem. Devido ao peso de seus ramos achatados e suculentos, precisa de um suporte, que pode ser uma treliça ou grade. Seu cultivo deve ser ao sol, mas tolera que uma parte do dia fique em ambiente com meia sombra. O solo deve ser rico em matéria orgânica e muito bem drenado.

Para fazer mudas, basta cortar um pedaço do ramo, na primavera, e colocar sobre jornal até formar uma película sobre o corte, plantando-o em seguida.

Floresce do final da primavera ao final do verão.

Esta é a verdadeira dama da noite, nome comumente (e equivocadamente) dado a flores quaisquer que exalem seu perfume à noite.


As flores aparecem assim.





Os botões crescem rapidamente. A aparência deste botão sugere que a flor vai se abrir ainda esta noite.

A flor inteiramente aberta, maravilhosa.


9 comentários:

  1. Oi Iara,

    tenho dois exemplares dessa planta em minha casa. Um trouxe do Piauí e já chegou a ter numa mesma noite 70 flores. Fiz um video dele e postei no youtube www.youtube.com/watch?v=E4qNEk3Q8zg. O segundo exemplar trouxe ano passado de San Diego, US e deu a primeira flor semana passada, uma flor menor e com menos petalas e mais fina que as do primeiro exemplar. Sei que existem exemplares vermelhos e amarelos, vc conhece? vc tem algum exemplar? Quer trocar?

    ResponderExcluir
  2. a minha abriu e não ezalou perfume nenhum porque

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo demora a sair o pendão...tenho uma a três anos e nuca deu nada!

    ResponderExcluir
  4. belisimo trabalho em cuidar estas flores tão delicadas e raras!

    ResponderExcluir
  5. Eu possuo esta flor no meu jardim, ela é tão rara como todos dizem?

    ResponderExcluir
  6. Ganhei uma muda e tem exatamente 4 meses a muda e já apareceu o primeiro botão de flor, estou amando e na mesma folha vem mais duas flores que irão abrir alguns dias depois. Gente essa planta adora ser adubada com esterco de gado curtido e sua planta esta sem flor, da uma ajuda ela e coloca esterco pra ela pegar uma forcinha ok.

    ResponderExcluir
  7. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1297178146977684&set=ms.c.eJwzNLI0NzS3MDQwszQ3N7Ow0DOECphABEwAdBYG3Q~-~-.bps.a.1297178080311024.1073741848.100000565346498&type=3&theater

    ResponderExcluir
  8. Realmente é maravilhosa, um verdadeiro espetáculo q dever ser anelado a cada flor q se abre pq são apenas algumas horas que sua flor dura, costumo dizer que ela gosta de atenção e se vc quer ver ela florecer, de a atenção que ela merece!!!!

    ResponderExcluir